domingo, 3 de maio de 2009

Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera Bom Yeoreum Gaeul Gyeoul Geurigo Bom 2003



Nesta obra-prima Sul-Coreana de KIM Ki-duk, podemos acompanhar o crescimento físico, mental e espiritual de um jovem monge educado por seu mestre. Ambos vivem calmamente em uma casa flutuante no meio de um lago. O mais fantástico nesse filme é, sem dúvida, o cenário: a cada estação que passa observamos a mudança da paisagem nas redondezas da moradia dos monges. A simbologia oriental é muito presente na história e é possível identificá-la: quando uma estação muda, o monge-aprendiz também sofre mudanças, e diferentes animais vão aparecendo. Cada um desses animais representa uma personalidade no horóscopo chinês, e abaixo segue a comparação entre esses animais e o enredo do filme:

Tigre - O Tigre simboliza o poder, a paixão e audácia. Eles inspiram admiração mas também temor. Personalidade vivaz e impulsiva, as pessoas nativas de tigre adoram ser o centro das atenções. As vezes eles tomam decisões precipitadas, mas isso se deve basicamente a sua natureza desconfiada e impaciente. Todo Tigre é um humanitário, se envolve intensamente e dá tudo de si quando está empenhado num projeto. É um otimista em busca de novos desafios. No filme ele é representado pelo gato, numa época em que o aprendiz está mais jovem e, de certa forma, rebelde.
Horas Governadas Pelo Tigre: 3h às 5h

Dragão - Os nativos de dragão São pessoas cheias de força e vitalidade e apesar de ser um egoísta, excêntrico, dogmático, extravagante, exigente e irracional tem uma legião fiel de admiradores que o reverenciam. Ele tende a intimidar naturalmente todos aqueles que se atrevem a desafiá-lo e pode destruir sem muitos remorsos aqueles que cruzarem seu caminho. Mas apesar disso também tende a defender ferozmente os seus. No filme ele é representado pela tartaruga, que é quando o aprendiz já virou um mestre e está mais velho.
Horas Governadas Pelo Dragão: 7h às 9h

Cão - O Cão é o signo que se faz amar naturalmente (afinal quem resiste a um cãozinho), principalmente quando é honesto, inteligente e leal. No geral São muito atraentes e vigorosos e não consegue um ignorar um pedido de socorro de quem quer que seja. Ás vezes protegem os interesses alheios mais ferozmente que seus próprios interesses. Um cão raramente abandona o lar, e quando o faz, é por que as coisas realmente vão mal. No filme ele aparece durante a infância do menino, que ainda é fiel e obediente ao seu mestre.
Horas Governadas Pelo Cão: 19h às 21h

Galo - O Galo é o herói impávido do horóscopo, mal-compreendido por todos os outros signos. Exteriormente é autoconfiante e agressivo, mas por dentro não é assim tão seguro de si. Existem dois tipos de galos: os faladores inflamados e os observadores perspicazes. Ambos adoram gabar suas qualidades para todos que os cercam. O Galo é um perito em expressar-se, adora discutir e se puder, tentará converter o mundo inteiro ao seu modo de pensar, pois sempre julga estar certo. No filme ele aparece na adolescência do aprendiz, durante o período em que ele acha que está sempre certo e é desafiador.
Horas Governadas Pelo Galo: 17h às 19h

Serpente - Os nativos de serpente são pensadores profundos e talvez devido a isso não se expressem bem com os outros e prefira confiar na sua própria sabedoria inata. A Serpente é um signo cármico, por isso deve se cuidar, pois sua vida pode acabar em triunfo ou tragédia, só depende das ações passadas dele. As pessoas que nasceram sob o signo de Serpente odeiam futilidade, e preferem se entregar a própria filosofia. Maioria das vezes a filosofia deles é realmente a mais acertada. No filme ela aparece em vários momentos, e retrata como as conseqüências das ações passadas do menino afetam até a sua velhice (idéia do carma).
Horas Governadas Pela Serpente: 9h às 11h

Mais a frente será publicada uma análise completa do filme.


por Mr. Raccoon

Nenhum comentário:

Postar um comentário